sexta-feira, janeiro 29

o inverno da provação - couves e grão

no outro dia fiz um bacalhau com grão óptimo (cuidado agora com estes "pês" a seguir ao ó e antes do tê, não nos caia o supremo censor do novo acordo órtógráfico em cima) com muito azeitinho e ovo cozido e batata e aquele tempero tipicamente português de me levar ao sétimo céu que consiste, em ordem crescente de importância quantitativa, cebola, salsa, alho e colorau (pimentão doce) e que se asperge por de cima do dito bacalhau com grão. Esta manobra, se bem executada, irá permitir que o caldo de azeite que faz nadar o bacalhau numa invisível película de gordura saudável - a do azeitinho - fique com uma cor avermelhada deliciosa. Depois é molhar a broa ou pão alentejano. E ter azeite a correr pelo queixo abaixo. Acompanhe-se de um copo de vinho. Temos as delícias do nuno feitas. Ah, e uma conversa de skype, enquanto se janta.
. Durante a noite, que sinfonia de peidos meus amigos! Ao acordar, o ar estava empestado de miasmas da noite anterior, e foi difícil perceber onde era a porta. Entretanto, no banho, enquanto soltava flatos GIGANTESCOS, pensei que realmente não há bela sem senão. E aplique-se isto às mulheres em geral e às leguminosas secas e/ou couves em particular. Deus todo poderoso e omnipotente, que teve a genial ideia de criar o grão para que depois os alentejanos pudessem elaborar o seu cozido; que teve a ideia genial de gerar a penca a couve portuguesa o lombardo e a couve-coração; que teve a má ideia de criar a couve de Bruxelas e a couve flor; que fez o feijão catarino, o feijão encarnado e o feijão branco e deu a sabedoria aos homens para juntarem estas duas últimas leguminosas com o choco ou entrecosto e enchidos; etc..
e tudo isto é delicioso e demos graças. Mas quão desagradável é alguém comer bem e seduzir o seu palato com estas iguarias para, nos dias seguintes, andar a peidar-se como um vero modelo T português! ViVA!

sexta-feira, janeiro 15

segunda-feira, janeiro 11

o inverno da provação.