sábado, dezembro 19

Perspectivas

Andando pela Feira da Ladra, desbravando aquela micro-economia de mercado, ouvi o seguinte breve diálogo:

Senhora – “Quanto custa o colar ?”

Homem – “ 1 euro”, responde friamente.

S – “ Hum, ofereço-lhe 50 cêntimos…”

H – “ Não minha senhora, o preço é 1 euro “

S – “ Por esse colar não lhe ofereço mais do que 50 cêntimos “

H – “ Não minha senhora “

Ele, com aquela ponta de ódio que serve de interlocutor às relações vendedor-comprador nesta feira, e, aproveitando o facto da senhora ter iniciado a marcha para outras bancas, lança para o ar, com uma ponta de veneno:

H – “ Isso é que era, 50 cêntimos, hoje em dia, nem para um café chegam “

Sentindo o peso da mensagem, a senhora inverte a sua marcha, dirige-se ao vendedor e diz-lhe:

S – “ 50 cêntimos não chegam para um café, é certo! Mas sabe para que chegam? Para um quilo de arroz. E, ainda lhe digo mais: – Um quilo de arroz de tomates dá para cerca de 10 refeições.”

e ainda acrescenta, perante um vendedor silencioso:

S - “Sabe, tem piada… às coisas, a que as pessoas dão valor hoje em dia.”

2 comentários:

Nada disse...

Provavelmente a senhora anda todas as semanas pela feira da ladra a regatear, pata ter oportunidade de dizer coisas desse género, que escreve durante a tarde e decora enquanto vê o preço certo em euros. Ele podia ter respondido algo do género: "Minha Senhora, arroz trinca é bom mas é para os cães".

MianaDandelion disse...

Já tenho saudades de andar pela feira da ladra...bons tempos... Em relação à entrada, dá sem dúvida que pensar no valor das coisas, e nas suas prioridades! Lembro-me de comer uma sandes de queijo esborrachada com uma semana que estava no fundo de uma mala minha, nos tempos em que só tinha mesmo uma moeda de macau furada da expo 98 na carteira!