terça-feira, agosto 19

O que é feito da expressão "O tempo está bom, hã?"

- Não está a ver quem sou eu?

- Não… Peço desculpa… Mas, realmente…

- Sou a Adosinda, lá da rua. A senhora não me deve ‘tar a conhecer.

- Ah, sim, já estou a ver. Bem me parecia que não me era estranha. Bom dia!

- ‘Tá a ver ist’e? Fui eu, que caí.

- Ah, que aborrecimento.

- Pois, é é. Já fui ao médic’ e ele não sabe o que é. Volta e meia desmaio-me, e depois olha, dá nisto. Esta última vez foram 5 dentes. Da outra foram só quatro. E já não voltam a crescer.

- Pois… Realmente, é uma chatice…

- Ainda por cima, a minha mais nova, não sei s’a senhora conhece, a minha Maria do Rosário, que dei-lhe este nome por causa da ‘nha mãe, que eu gostava muito, mas morreu-me cedo… Tinha eu 22, tinha acabado de casar. O meu marido foi trabalhar para a Alemanha, disse que me mandava dinheiro para eu ir para lá também, trabalhar para as limpezas, mas até hoije, nem truz nem muz…

- Pois… Este 28 que nunca mais chega…

- O que é que eu ‘tav’á dizer? Ah, a minha mai’ nova, a Maria do Rosário, agora deu para se meter a trabalhar a vender gelad’s na praia, já viu isto? Eu já lhe disse… “Maria do Rosário, eu não andei a pagar o curso profissional de cabeleireira para tu agora me andares a vender gelados a camónes…” E ela só me diz que é para o verão, até arranjar um emprego… Mas nunca mais. E ela ‘tá magra como uma cadela depois do cio. Aquilo emagrece a olhos vistos. E eu, ando para aqui preocupada, que já lhe disse “Maria da Conceição, tu vê lá a tua saúde, tu não andas bem. Vai à médica da junta, que ela vê-te num instantinho”, mas ela não quer ir, e diz que ‘tá bem, e que é só cansaço de ir ao centro de emprego e vender os gelad’s…

- Já estamos aqui há uma hora e o 28 não vem… E a chuva não tarda cai…

- Que parvoeira a minha, eu disse Maria da Conceição… Essa é a minha irmã que está no hospital… Vou lá agora vê-la. Uma trombose, coitadinha… Lembrei-me da minha mãe… Que me morreu nos braços, não sei se lhe disse… A minha irmã foi a mesma coisa… Pensei que se ia ficar ali… ‘Tá a ver aquela esquina? Foi lá!

- Olhe, vem aí o 28! Então boa tarde!

- Adeusinho, passe bem!... Mal criada, nem me mandou as melhoras… Quando a vir na rua, nem lhe digo nada…

(…)

- Olá, boa tarde! Como está?

- Boa tarde…

- Sou a Adosinda, sou lá da rua! Vivo ao pé da mercearia do Ti' J'aquim!

- Ah sim! Como está?

- Olhe, eu cá vou indo… Isto temos cá um país… Então não é que só tenho consulta do médico dos nervos em Janeiro? Deve ir p’á França, de férias, no natal. Deve ser isse. Ainda hoje são 11. Veja lá bem isto…

- O 28 está cada vez pior…

-Pois.. Sabe que a minha mais nova está nas drogas? Aquela gaiata enganou-me bem enganada…

- 1… 2… 3… 4… 5… 6…

- E a minha irmã morreu-se-me nos braços, naquela esquina… Coitadita… Pobre coitada que a vida só lhe trouxe desgraça…

- TAXI!!!

Sem comentários: